terça-feira, 24 de julho de 2012

Pomar em vasos

Um pomar em casa atrai pássaros, perfuma, embeleza, proporciona deliciosos frutos e momentos inesquecíveis.

Engana-se quem pensa que cultivar árvores frutíferas exige um grande espaço. Diversas espécies aceitam muito bem o cultivo em vasos e o resultado é de encher os olhos e dar água na boca.





Quais frutas plantar
Em primeiro lugar, apesar de parecer óbvio, as frutas escolhidas devem agradar a maioria das pessoas da casa. Dê preferência àquelas que possam ser consumidas tanto in natura quanto na forma de geleias, compotas e sucos. Depois, é preciso levar em consideração o porte ideal para o local onde o vaso vai ser colocado e a adaptação das espécies ao clima da região. Algumas espécies precisam de mais de um exemplar para se polinizarem e produzirem, nesses casos colocar os vasos próximos favorece a polinização. Algumas espécies que podem ser cultivadas em vasos: caquis, nectarinas, ameixas vermelhas, romãs, pitangas, jabuticabas, limões, laranjas, laranjinhas kin-kan, acerolas, cerejas, pêssegos, goiabas, maçãs e até mesmo bananas.

A escolha do local
As árvores frutíferas necessitam de sol, mas não precisa ser o dia inteiro. Basta que o recebam algumas horas por dia, preferencialmente pela manhã. Evite colocar os vasos em locais com grandes correntes de ar, pois, além de ressecar a planta, o vento derruba as flores e dificulta a ação de insetos polinizadores. Caso você não tenha como evitar o vento, proteja o local com algum tipo de barreira, pelo menos na época de floração.
O vaso
Os vasos podem ser de cimento, terracota, cerâmica, plástico ou até mesmo madeira. Os de cimento, terracota, cerâmica e madeira devem ser impermeabilizados, já os de plástico devem receber um reforço na borda para evitar que rachem. Escolha vasos proporcionais ao tamanho da planta para garantir um desenvolvimento satisfatório. Mesmo que não cresçam muito, as frutíferas só costumam produzir em vasos médios ou grandes, onde as raízes se expandem adequadamente. Quanto menor o vaso, maior a necessidade de adubações frequentes. Também é importante adequar o vaso ao crescimento da planta, transplantando-a sempre que o vaso começar a se tornar pequeno.

Medidas de vasos para algumas frutíferas:

Espécie
Altura da muda
Tamanho do Vaso
Coco Anão
3,00
80 x 80
Jabuticaba
1,80
60 x 60
Cítricos
1,50
50 x 40
Acerola
1,20
40 x 40
Romã
1,00
35 x 35

O plantio
O fundo dos vasos deve receber uma camada de brita ou argila expandida, que facilita a drenagem da água, evitando o acúmulo que causa o apodrecimento das raízes e favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias. Após a brita ou argila, coloque um pedaço de manta de drenagem para evitar a passagem da terra, proteger o dreno e evitar a sujeira no momento da rega. Após a manta, coloque a terra ou substrato, deixando espaço para o torrão da muda. Coloque a muda no vaso e preencha os espaços laterais. Utilize preferencialmente substratos específicos para vasos ou floreiras, eles possuem em sua composição elementos que melhoram a retenção de água e dificultam a compactação do solo no vaso. Se preferir utilizar terra, misture-a com húmus de minhoca e areia na proporção de duas partes de terra para uma de húmus e areia. Acrescente gel hidrorretentor ao substrato antes de colocar a muda – o resultado é impressionante, pois o gel absorve enormes quantidades de água e a disponibiliza gradativamente para a planta. Pode ser encontrado em casas especializadas e, apesar do alto custo por quilo, quantidades mínimas (cerca de 40 gramas por vaso) já dão excelentes resultados.

Os cuidados
As regas devem ser constantes e de acordo com as condições do tempo. O solo não deve ficar seco nem encharcado. Coloque o dedo na terra, se grudar, não é necessário por água.As frutíferas em vasos devem ser podadas todos os anos, preferencialmente no inverno, para garantir uma formação adequada ao espaço. Aproveite para eliminar galhos secos e doentes. Plantas em vasos necessitam de uma adubação constante, é melhor adubar sempre do que adubar muito. O ideal é que sejam feitas adubações quinzenais ou, no máximo, mensais. Existem no mercado excelentes produtos formulados especificamente para frutíferas.
Materiais necessários:
Ao programar um minipomar, é preciso alguns cuidados, principalmente na escolha das espécies. Para não comprometer o resultado, é importante utilizar aquelas que tenham as mesmas exigências em relação a solo, luz, vento e adubação. Além disso, é essencial considerar seu tamanho, as de pequeno porte se adaptam com mais facilidade e atingem de 4 a 6 m de altura, como acerola, romã, laranjinha e pitanga. Hoje em dia existem variedades produzidas por enxertia que são menores e frutificam no primeiro ano. Também é preciso deixar espaço suficiente para que todas as mudas recebam sol pelo menos na parte da manhã. Apenas em alguns casos os frutos das árvores em vasos são menores e o ciclo de vida pode ser mais curto, por outro lado, a época de colheita não muda. Os recipientes de plantio podem ser de cerâmica ou barro, esses são os mais indicados porque permitem boa drenagem em função da porosidade do material. Vale lembrar que a dimensão é importante; precisa ser grande para oferecer bastante espaço para as raízes. O vaso de cerâmica precisa ser impermeabilizado, caso contrário, boa parte da água que deveria irrigar a frutífera ficará retida no recipiente.
Hora do plantio:

Primeiro, coloque uma camada de brita de cerca de dois dedos (1) ou o suficiente para cobrir o fundo do vaso. Esse material pode ser substituído por cacos de telha, sendo importante para a drenagem e para evitar que a terá vegetal saia pelos furos. Depois adicione areia na mesma quantidade. (2), que também contribuirá com o escoamento do líquido excedente. Deposite uma camada de terra vegetal de cerca de 5 cm (3) e acrescente o fertilizante químico NPK 4-14-8 (4), misturando bem os dois com a ajuda da pá (5). Essa formulação de adubo colabora para a frutificação.

Usando o canivete, corte o revestimento de plástico que envolve o torrão da muda e retire-o (6), mas mantenha a terra ao redor das raízes. Em alguns exemplares, pode acontecer o enovelamento das raízes, ou seja, elas começam a crescer para cima. Caso isso ocorra, com o auxílio do canivete, corte o torrão a 2 cm da base, como se fosse um disco (7), para que o sistema radicular volte a crescer no sentido correto.
Feito isso, coloque a planta no vaso e redistribua a terá vegetal até preencher todos os espaços (8) e oferecer firmeza à árvore. O substrato (terra vegetal) precisa estar no nível da frutífera, deixando seu colo à mostra, pois ele é sensível a pragas e doenças. Regue abundantemente até que a água saia pelos furos da base do recipiente. Se houver necessidade, adicione terá vegetal, uma vez que a irrigação compacta o substrato. Para manter a umidade e evitar a proliferação de ervas daninhas, disponha uma camada de casca de pínus até atingir a borda. 
Como a árvore passou por um procedimento estressante e está em um novo ambiente, é bom que durante um mês após o plantio, ela deve receber apenas o sol da manhã e ser regada diariamente. Depois desse período, os cuidados variam de acordo com a espécie.
Fonte: www.casacampoecia.com.br 
www.plantasonya.com.br


Pêndulos protetores

Trata-se de punhados de ervas ou outros produtos naturais que se penduram sobre o altar ou em seu perímetro para proteger e consagrar o a...